Hiperêmese gravídica: entenda a complicação que algumas famosas enfrentaram na gravidez

PUBLICIDADE

A apresentadora do Lady Night, Tatá Werneck, não foi a primeira e provavelmente não será a última celebridade a sofrer esse tipo de complicação na gestação. Kate Middleton chegou ao ponto de ter sido necessário o cancelamento de diversos compromissos devido as náuseas e vômitos constantes.

Em entrevista à revista Cláudia, o médico Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista obstetra do Hospital Albert Einsteins, esclareceu alguns pontos sobre o que de fato é a hiperêmese gravídica e esclareceu alguns sintomas.

Segundo o médico, é comum que as gestantes sintam náuseas durante os primeiros meses de gravidez. A hiperêmese ocorre quando esses enjoos são acompanhados por vômitos de constante frequência e difíceis de controlar.

O hormônio HCG, produzido pela placenta, é o responsável por causar essa complicação. Quando produzido em excesso, a gestante aumenta suas possibilidades de desenvolver a hiperêmese.

A ocorrência de vômitos frequentes é o principal sintoma. A gestante então passa a ter dificuldades na hora de se alimentar, ingerir líquidos e, consequentemente, manter-se hidratada. Queda de pressão, desmaios e até mesmo alteração no funcionamento dos rins podem ser experimentados pela gestante.

Riscos para o bebê?

A hiperêmese, se tratada, tem pouquíssima influência na saúde do bebê. Porém, sem os devidos cuidados, pode interferir no desenvolvimento do embrião. O médico Alexandre Nogueira recomenda que, com a presença de hiperêmese ou não, a gestante mantenha contato direto com seu médico durante a gestação. Qualquer alteração no quadro de enjoos, o ideal é “procurar pronto atendimento para aplicação de medicação intravenosa e, acima de tudo, não entrar em pânico.”