Avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro mora em favela com esgoto a céu aberto

PUBLICIDADE

Na Favela do Sol Nascente, em Brasília, Maria das Graças, avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro, mora com a filha, Maria de Fátima Firmo Ferreira, tia de Michelle. A região é bastante precária na capital do país.

A reportagem do Estadão conversou, por telefone, com a tia da primeira-dama. A casa onde moram não tem rede de coleta e tratamento de esgoto. Maria de Fátima não tem ideia de quando essa rede será construída. e ela e seus vizinhos poderão ter uma vida mais digna.

Por telefone, ela afirmou que isso vai demorar. “Aqui, vai demorar é muito. No Sol Nascente, muita gente precisa disso”, comentou a tia da primeira-dama. A favela do Sol Nascente disputa com a Rocinha, no Rio de Janeiro, o título de maior favela do Brasil.

A comunidade de Brasília se desmembrou de Ceilândia. Os dados do local mostram que 93% dos moradores vivem em terrenos irregulares. Transporte público não chega em boa parte da região. A coleta de lixo também não é realizada regularmente.

A realidade da tia e da avó de Michelle Bolsonaro contrastam com a vida da primeira-dama, que hoje mora no Palácio do Planalto, na capital do país. Antes de se mudar para o Rio de Janeiro, quando casou com Jair Bolsonaro, Michelle também morava em uma comunidade.

De acordo com o Estado, o governo do Distrito Federal está trabalhando para criar as redes de abastecimento e tratamento de esgoto na favela do Sol Nascente. O governo adianta que mesmo após concluído, em alguns anos, o serviço não atenderá a todos os moradores da região.