Entenda porque os médicos insistem para dormirmos do lado esquerdo

PUBLICIDADE

Cada pessoa tem sua preferência de posição para dormir.  Algumas preferem dormir de barriga para cima, outras para baixo e ainda há quem prefira dormir de lado, esquerda ou direita e cada um tem seu jeito ideal de dormir.

Um estudo publicado por especialistas do sono define que dormir virado para o lado esquerdo é a posição mais indicada para um sono de qualidade e para manter nosso organismo saudável. Segundo o estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology é a maneira mais correta de descansar.

De acordo com os estudiosos, dormir do lado esquerdo, promove a drenagem linfática adequada e ajuda a expulsão de algumas substâncias desnecessárias e tóxicas ao organismo.  É possível identificar uma melhora na digestão, pois o pâncreas e o estômago estão do lado esquerdo do nosso corpo, ou seja, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos.

Outra vantagem é que faz bem para o coração,  já que dormir desse lado facilita a normalidade das batidas, segundo os especialistas.

Dormindo do lado esquerdo seu sistema imunológico será protegido.  Como a maioria de nossos órgãos se alojam do lado direito, sendo assim, se favorecemos o sentido natural da gravidade dos nossos órgãos, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos. 

Para as gestantes esse também é o lado mais indicado. É comprovado que dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta.  Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços.

É importante lembrar que a gestante normalmente não consegue passar a noite toda na mesma posição devido ao desconforto causado pelo peso na barriga. Então não há problemas em mudar para o lado direito, quando se sentir cansada. O que deve ser evitado mesmo na gravidez é deitar com a barriga para cima ou para baixo.