in

Entenda porque os médicos insistem para dormirmos do lado esquerdo

Jornal da Ciência
Publicidade

Cada pessoa tem sua preferência de posição para dormir.  Algumas preferem dormir de barriga para cima, outras para baixo e ainda há quem prefira dormir de lado, esquerda ou direita e cada um tem seu jeito ideal de dormir.

Um estudo publicado por especialistas do sono define que dormir virado para o lado esquerdo é a posição mais indicada para um sono de qualidade e para manter nosso organismo saudável. Segundo o estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology é a maneira mais correta de descansar.

De acordo com os estudiosos, dormir do lado esquerdo, promove a drenagem linfática adequada e ajuda a expulsão de algumas substâncias desnecessárias e tóxicas ao organismo.  É possível identificar uma melhora na digestão, pois o pâncreas e o estômago estão do lado esquerdo do nosso corpo, ou seja, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Outra vantagem é que faz bem para o coração,  já que dormir desse lado facilita a normalidade das batidas, segundo os especialistas.

Dormindo do lado esquerdo seu sistema imunológico será protegido.  Como a maioria de nossos órgãos se alojam do lado direito, sendo assim, se favorecemos o sentido natural da gravidade dos nossos órgãos, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos. 

Para as gestantes esse também é o lado mais indicado. É comprovado que dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta.  Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços.

É importante lembrar que a gestante normalmente não consegue passar a noite toda na mesma posição devido ao desconforto causado pelo peso na barriga. Então não há problemas em mudar para o lado direito, quando se sentir cansada. O que deve ser evitado mesmo na gravidez é deitar com a barriga para cima ou para baixo.

Publicidade
Publicidade