Sarampo chega a São Paulo e pais se desesperam: ‘ocorrência importada do vírus’

PUBLICIDADE

Depois de quase quatro anos sem nem um caso de sarampo, São Paulo registra o primeiro caso e os pais já estão em alerta, o paciente é da capital paulista e a doença foi confirmada no final do mês de março. Segundo a vigilância epidemiológica, este é um ‘caso importado do vírus’.

A suspeita é que o paciente foi infectado durante uma viagem à Noruega, porém, a secretaria municipal de saúde achou melhor não divulgar a identidade dele. Mas foi informado que já foi realizado um ‘bloqueio vacinal de forma seletiva’, que consiste em atualizar o esquema de vacina tríplice naquelas pessoas que ainda não foram imunizadas então as que não completaram o esquema de imunização.

Os agentes da secretaria municipal de saúde começaram a fazer uma varredura em todos os locais que este paciente frequentou nos últimos dias. O último caso de sarampo em São Paulo foi registrado em 2015 e mesmo assim, somente duas pessoas tiveram a doença naquele ano.

No balanço feito pela prefeitura, nestes últimos 12 anos, foi em 2011 que se registrou o maior número de pessoas com sarampo, sendo 11 pacientes, mas nenhuma morte em decorrência da doença chegou a ser registrada.

Vale lembrar que em março, foi registrado o primeiro caso ‘autóctone de sarampo’, na cidade de Santos, a pouco mais de 70 km de São Paulo. Uma menina de 4 anos estava com o vírus e teria sido contaminada em uma viagem com a família. A prefeitura de Santos informou que foram realizados bloqueios na região onde ela mora e também estuda.

O sarampo é uma doença muito grave e contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato direto e também pelo ar. A melhor forma de proteger as crianças é através da vacina, que está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.