Temporal matou 28 pessoas, e equipes de resgate tentam chegar aos locais mais atingidos

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, as equipes de resgate estão atuando na região sul do Nepal, onde caiu um forte temporal neste último domingo (31), deixando mortos, feridos e muitos desabrigados. Segundo as autoridades locais, são 28 mortos até o momento e este número poderá subir ainda mais nas próximas horas.

A Reuters informou que cerca de 400 pessoas ficaram feridas e o temporal derrubou árvores, destruiu muitas casas e derrubou postes, deixando muitas comunidades sem energia elétrica. Bara foi um dos distritos mais atingidos pela forte chuva.

Sanu Ram Bhattarai, comandante da polícia de Bara, informou que estão sendo mobilizados todos os profissionais para ajudar no resgate das vítimas e que infelizmente, nas próximas horas o número de mortos deve aumentar, pois são muitas pessoas desaparecidas.

Parsa, distrito próximo, também houve mortes e muitas destruição, de acordo com a agência Associated Press. K.P. Sharma Oli, primeiro-ministro nepalês, prestou condolências aos familiares das vítimas e garantiu que os helicópteros irão dar todo suporte necessário nos resgates.

Bara está localizada bem próximo à fronteira com a Índia, a pouco mais de 60 km ao sul da capital Kathmandu, uma região onde é muito comum ter temporais nesta época do ano.

As monções na primavera são esperadas por todos, mas infelizmente quase nada é feito para prevenir que tantas pessoas percam a vida e tenham tudo levado pelas águas, inclusive suas casas. Autoridades disseram que não esperavam temporais tão fortes, mas estão trabalhando sem parar para resgatar as vítimas.