Faltar ao trabalho para levar o filho ao médico; pode ou não pode?

PUBLICIDADE

Só quem é pai consegue entender o quão doloroso é deixar um filho em casa doente para ir trabalhar. Sacrificar sua presença com a criança em um momento difícil de falta de saúde já foi a realidade de muitas pessoas, pois uma falta na hora da emergência poderia fazer diferença no salário no final do mês.

É direito dos pais faltar ao trabalho para levar o filho ao médico

Mas, uma lei criada e sancionada pela ex presidente Dilma Rousseff garante aos pais e mães de crianças com até seis anos de idade o direito de faltar a um dia de trabalho por ano para acompanhar a criança em consultas médicas.

Outros benefícios foram concedidos a partir dessa lei

Foi também por meio desta lei (Lei 13.257/2016), que algumas mudanças com respeito a família foram sancionadas, um exemplo disse foi a extensão do período de licença paternidade para 20 dias (nas empresas cadastradas no Programa Empresa Cidadã).

Além disso, foi concedido aos futuros pais o direito de acompanhar por dois dias suas esposas ou companheiras que estejam gestantes em consultas e exames médicos, para que ele possa dar suporte à esposa em um momento delicado sem precisar pesar no bolso com algum desconto no seu pagamento.

Leis como essa ajudam, mas não solucionam totalmente o problema que os pais, principalmente as mães enfrentam entre a rotina de trabalho e a criação dos filhos. Uma mãe precisa ter muita estrutura para conseguir deixar os cuidados médicos do filho nas mãos de terceiros pela necessidade de trabalhar.

Um dia de folga por ano para acompanhamento de um filho ao médico ainda é pouco diante de tantas outras coisas, mas já é o começo da estruturação do direito de ser mãe e pai.