1º de abril: cinco dicas para você descobrir se uma mensagem é falsa ou verdadeira

PUBLICIDADE

O 1º de abril é considerado o dia da mentira e as brincadeiras de fazer uma ‘pegadinha’ são comuns na data de hoje, porém, as fake news acabam se multiplicando nas redes sociais e também em grupos de WhatsApp.

Acontece que algumas mentiras são tão bem elaboradas que fica até difícil desconfiar de algo, mas com estas dicas abaixo você terá maior facilidade para saber se pode ou não repassar uma notícia que está circulando na web.

Fotos: quando receber uma imagem e desconfiar, pesquise pela foto no Google. Por exemplo, alguém te envia a foto de um ônibus pegando fogo e diz que é de um incêndio que está acontecendo agora no Rio de Janeiro. Uma rápida pesquisa poderá lhe mostrar que esta foto é antiga e se trata de outro acidente. Outra dica é ir no Google e digitar ‘pesquisa por imagem’, depois clicar no ícone da máquina fotográfica e escolher a foto salva em seu computador, desta forma, será possível ver vários sites que têm a mesma imagem e descobrir mais sobre ela.

Tuíte: quando estiver no Twitter e receber um print de determinada mensagem, vá ao perfil oficial e confira se é verdade. Muitas pessoas estão fazendo montagens perfeitas e é fácil ser enganado, então é melhor conferir antes de repassar.

Vídeos: muito cuidado quando receber um vídeo, nem tudo que você vê é exatamente o que parece ser. Vale a pena dedicar um pouco do seu tempo para descobrir se as imagens são verdadeiras antes de sair compartilhando por aí.

Perfil: no Twitter, Instagram, Facebook e outras redes sociais, muitos internautas estão criando perfis fakes, eles se passam por políticos, famosos ou pessoas conhecidas. Cuidado! Verifique se a conta foi verificada e pesquise bem antes de acreditar em um perfil na web.

Sites: nem tudo que está na internet é verdade. Isto é algo óbvio, mas muitas pessoas continuam acreditam em tudo que vê na web. Atenção! Quando ver uma notícia no Facebook, Twitter, ou em algum site, por mais que ela pareça autêntica, verifique se está disponível em outras páginas, principalmente nos grandes portais, para não correr o risco de ser enganado.