Globo denuncia rede ilegal no Twitter formada por ‘simpatizantes’ de Jair Bolsonaro

PUBLICIDADE

Uma reportagem feita pelo O Globo, revelou que dos 4 milhões de seguidores de Jair Bolsonaro no Twitter, muitos perfis são suspeitos. Por exemplo, o @gomes28774783 é um dos que chama a atenção.

A maioria das postagens feitas por este perfil, estão relacionadas ao presidente e em apenas 1 minuto foram 16 tuítes. No período de 9 a 27 de março, foram 3.170 postagens, ou seja, é como se esta ‘pessoa’ tuitasse a cada 10 minutos, 24 horas por dia.

E este perfil está ligado a um grupo de usuários no Twitter que apoiam Jair Bolsonaro e que promoveram ataques ao jornal ‘O Estado de S. Paulo’ e também defenderam o presidente durante sua viagem aos Estados Unidos.

O Globo teve a ajuda do Labic – Laboratório de Estudo e Imagem de Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo, para fazer este levantamento e foram descobertos quase 6 mil perfis que tem estas mesmas características, sendo que eles estão presentes em 4 de cada 4 postagens.

Sergio Denicoli, diretor de Big Data da AP/Exata, revelou que estes perfis no Twitter estão quase que impondo uma determinada narrativa a determinados fatos, ou seja, pode ter uma ‘máquina’ promovendo um ‘tuitasso’, para dar a impressão de seriam muitas pessoas apoiando determinado assunto.

Após esta descoberto do O Globo, o Twitter já suspendeu alguns perfis e está investigando o caso. A empresa informou ainda que vem trabalhando no mundo todo para combater estes falsos perfis, que acabam manipulando as conversas na plataforma.

Esses ‘robôs’ conseguem transformar qualquer assunto no mais comentado do Twitter em questão de minutos e assim suas narrativas e ideias ganham destaque na plataforma.