Rompimento de barragens em 3 cidades: simulação prepara milhares de pessoas para tragédia

PUBLICIDADE

Neste domingo (30), está sendo realizada uma simulação em três cidades de Minas Gerais, onde a população será preparada para uma tragédia, caso aconteça o rompimento das barragens localizadas na região. Milhares de pessoas aprenderão o que devem fazer no caso das sirenes começarem a soar.

Em Nova Lima, Raposos e Itabirito, a Defesa Civil estará presente com uma grande equipe de profissionais ensinando a população o que pode acontecer caso uma das barragens da Vale venha a romper e para onde todos devem correr.

O capitão Herbert Aquino disse que as famílias das zonas de auto-salvamento já foram todas removidas e como o nível de alerta passou de 2 para 3, isto significa que o risco de ruptura é iminente e as pessoas precisam passar por este treinamento para conseguirem deixar o local antes da chegada da onda de lama.

No caso de um rompimento, a lama irá demorar 1 hora para chegar a Honório Bicalho, 1 hora e meia para chegar a Itabirito e quase 2 horas para atingir Raposos. “Apesar dessas informações não há motivo para pânico, pois os tempos são suficientes para que possamos fazer uma evacuação com segurança e organização“, garantiu o militar.

A ANM – Agência Nacional de Mineração informou que as estruturas Forquilha I e III em Ouro Preto e B3/B4 em Macacos, apresentam risco iminente de romper. Neste último sábado, dia 30, foi realizada uma simulação em Igarapé, Grande BH, com moradores de vários bairros, onde a Mineração Morro do Ipê coordenou toda ação, mas garantiu que suas barragens estão estáveis e que o monitoramento é feito diariamente.