Lucro da Globo despenca com era Bolsonaro e números impressionam

PUBLICIDADE

Antes mesmo das eleições, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, havia prometido que cortaria alguns tipos de publicidade do governo, mudando a forma como vemos hoje a comunicação. Antes mesmo da medida, a relação do final do governo Temer e vitória de Bolsonaro já mostra certo prejuízo para o principal canal do país. 

Enquanto os editoriais dos principais veículos do Grupo Globo atacam o presidente da República, o Grupo em si calcula uma queda em seu lucro. Além disso, a audiência da TV Globo também vai mal. As principais novelas da emissora não emplacaram e muitos nomes foram demitidos, especialmente no jornalismo.

A mais recente demissão foi a da jornalista Chris Dias, que estava há doze anos no canal. Segundo o portal Terra, o lucro da Globo caiu mais de 600 milhões de reais, quando comparamos o ano de 2018 com o de 2017, sendo que esse último ainda via a crise do governo Dilma Rousseff e uma redução de diversos campos da economia. 

É como se, por dia, a emissora perdesse um lucro de uma edição do Big Brother Brasil. A receita líquida chegou a 14,7 bilhões de reais. Ao se considerar também as receitas financeira e operacional de todos os veículos do grupo (canais, jornais, revistas e sites), houve crescimento de 13%.

Já o lucro consolidado caiu de 1,85 bilhão em 2017 para 1,2 bilhão. Ainda assim, a Globo é a mídia número um do país e importante na discussão de ideias, tanto é que constantemente vive tendo problemas com nomes importantes da política nacional. 

Um dos possíveis motivos para a queda, segundo o Terra, foram os gastos da emissora na cobertura de eventos.