‘Big Brother Rio’: confira as novidades e veja como isto poderá afetar sua vida

PUBLICIDADE

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, informou nesta última sexta-feira (29), que estará ampliando o projeto ‘Big Brother Rio’, onde são usadas câmeras de reconhecimento facial e que também leem placas de veículos.

O projeto adotado durante o carnaval na zona sul da cidade foi um grande sucesso e dentro de quatro meses estará iniciando a nova etapa. Copacabana, que tem 34 câmeras, passará a contar com 140 e também começará a ser feito o monitoramento no Aeroporto Santos Dumont e até no Maracanã.

Segurança pública é a nossa prioridade. O teste do programa de reconhecimento facial foi um sucesso durante o carnaval. Foram oito mandados de prisão cumpridos em apenas dez dias“, comentou o governador do Rio.

O coronel Rogério Figueredo de Lacerda, secretário de Estado de Polícia Militar, disse que está otimista para esta nova etapa do projeto e que os policiais adquiriram boa experiência durante os testes realizados no carnaval, onde foram feitos vários ajustes e com isso, os próximos resultados serão ainda melhores.

A vida de todos aqueles que moraram ou vão ao Rio de Janeiro será afetada de forma positiva, porque é um investimento feito no sentido de melhorar a segurança da cidade.

O governo estadual ficará responsável pela gestão operacional do sistema, ficando com o total controle do banco de dados. As câmeras enviam as imagens em tempo real para uma central, onde as imagens dos rostos das pessoas e também das placas de veículos vão sendo analisadas e comparadas com os arquivos dos bancos de dados da Polícia Civil e também do Detran.

Só neste último carnaval, quatro pessoas foram presas e um carro roubado foi recuperado, graças ao ‘Big Brother Rio de Janeiro’.