3 passos para manter a boa nutrição e ter mais saúde

PUBLICIDADE

Os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada se estendem por toda a vida da pessoa, trazendo uma série de vantagens para sua saúde.  

Porém, boa parte acha que para manter uma boa nutrição é preciso gastar muito dinheiro com alimentos um tanto exóticos ou ainda comprar itens mais caros.

Na realidade, qualquer pessoa pode cuidar para ter uma alimentação equilibrada sem que precise fazer alterações significativas nos seus hábitos alimentares. Algumas simples mudanças são suficientes para trazer resultados a curto e médio prazo.

A seguir, selecionamos 3 pontos que poderão ajudar quem quer garantir mais saúde por meio de uma boa nutrição. Acompanhe.

1. Cuidado com alimentos industrializados

Alimentos industrializados devem ser evitados sempre que possível. A dica é optar pelos frescos ou que tenham sido submetidos a poucos processos de beneficiamento tais como verduras, frutas e grãos.

Uma boa sugestão é aproveitar as famosas “feirinhas” que além de alimentos frescos ainda são mais econômicas em muitas cidades.

2. Vilões que ajudam

Açúcar, gordura, óleos e sal são recomendados para uma alimentação equilibrada. Muitas pessoas acham que esses itens são os grandes causadores de problemas, mas a verdade é que quando são bem dosados eles ajudam no funcionamento do corpo e promovem o desenvolvimento físico. A regra, é o bom senso.

3. Local e horário

Além de ter regularidade, o local escolhido para se alimentar também é importante. As principais refeições do dia precisam seguir horários regulares para que a pessoa não fique beliscando qualquer coisa.

A preocupação com o local é para evitar que haja estímulos desnecessários ao consumo. Por exemplo, em uma lanchonete de fastfood provavelmente ela comeria e beberia mais, pois o próprio local a incentiva a fazer isso. Já se estivesse em um restaurante tranquilo e calmo, ela comeria com mais tranquilidade e degustaria melhor os alimentos promovendo um senso mais claro de quando está satisfeita.