General Mourão no poder: Jair Bolsonaro deixa o país, e vice assume a presidência da Nação

PUBLICIDADE

Embarcou na tarde deste sábado (30), rumo a Israel, o presidente da República, Jair Bolsonaro. O seu voo se deu aproximadamente às 13 horas e 15 minutos. Antes, porém, ele transmitiu o comando do Planalto para o general Hamilton Mourão, que assume o poder, a partir de agora, de maneira interina.

A previsão é de que a chegada da delegação brasileira ocorra na manhã deste domingo (31). Vários eventos são planejados, dentre eles, um encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A pretensão da viagem paira sobre conversas relativas ao aumento de trocas comerciais entre ambos os países, além de se tratar acerca da polêmica mudança da embaixada do Brasil, de Tel Aviv para Jerusalém.

Em outras oportunidades, Hamilton Mourão já assumiu provisoriamente a presidência do país. A primeira delas foi com a viagem da comitiva nacional rumo ao Fórum Econômico Mundial, na Suíça.

Em seguida, por decorrência da cirurgia necessária à retirada da bolsa de colostomia, o vice assumiu o Planalto por sete dias. Já neste mês de março, por conta das viagens oficiais aos Estados Unidos e ao Chile, Bolsonaro também repassou o cargo ao seu braço direito no poder.

Fazem parte da delegação brasileira os ministros de Minas e Energia; Relações Exteriores; Segurança Institucional; e Ciência, Tecnologia e Comunicações. Além disso, o filho do presidente e senador eleito pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro, também embarcou rumo ao oriente médio, juntamente com outros dois parlamentares: Chico Rodrigues e Soraya Thronicke.