Urgente! Tromba d’água rompe outra barragem, 100 famílias são atingidas e podem haver mortos

PUBLICIDADE

Foi confirmado pelas autoridades de Rondônia, o rompimento de uma barragem na cidade de Ariquemes. Embora haja risco de vítimas fatais, até o momento não foram divulgadas pela Polícia Ambiental informações sobre vítimas ou mortos no local do acidente. O município é o terceiro maior do estado, sendo um dos grandes pólos de educação de ensino superior na região.

Contudo, foi divulgado pelo órgão que cerca de 100 famílias que moram próximas à área afetada estão completamente isoladas. Segundo informações que foram divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado de Rondônia, o motivo para tal tragédia foi uma tromba d’água que atingiu a estrutura de uma barragem, localizada no distrito de Novo Oriente, provocando a ruptura.

O rompimento dessa estrutura pode ter espalhado rejeitos de mineração, porém, a Secretaria de Governo ressaltou que não há risco de contaminação por metais pesados, uma vez que os materiais acumulados são comente de areia e argila.

Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e outros funcionários do governo do estado estão compondo uma verdadeira força-tarefa com o intuito de avaliar quais os possíveis impactos desse rompimento.

A área atingida tem destino de diversas atividades, como a pesca e a mineração de cassiterita. Esse novo desastre deixa toda a população em alerta, por ser muito parecido com o que aconteceu no início do ano em Minas Gerais.

No dia 25 de janeiro, uma barragem com dejetos de mineração da companhia Vale acabou se rompendo na cidade de Brumadinho e até o momento o registro é de 217 mortos identificados e mais 87 que estão desaparecidos.