Moçambique: veja assustadoras imagens após duas semanas de dor e destruição

PUBLICIDADE

O sudeste da África teve momentos de dor e destruição por vários dias durante a passagem do ciclone Idai e muitas áreas continuam sob lama e sem qualquer tipo de comunicação. Moçambique é um dos países mais afetados, cerca de 1,85 milhões de pessoas foram afetadas, no Malawi cerca de 869 mil e no Zimbábue, 270 mil.

A situação está afetando até a saúde da população, tanto que já foram registrados cinco casos de cólera e 2.700 casos de diarreia aguda que pode ser um dos sintomas da doença. Os surtos estão acontecendo em áreas onde a água com contaminação está sendo consumida pelas pessoas.

A Unicef informa que são estimados um milhão de crianças com risco de catástrofe, no Malawi cerca de 440 mil e no Zimbábue, outras 135 mil. Algumas imagens são chocantes e levanta uma bandeira de alerta para o país. Confira algumas logo abaixo.

Tanto o governo do país, quanto organizações não governamentais, estão formando centros de tratamento da cólera, principalmente em áreas que o acesso à água própria para o consumo e limitada.

Nesta última sexta-feira (29) foi enviada uma equipe de saúde que é composta por um hospital e cerca de 40 médicos para atender parte da população.

A água contaminada e a falta de água própria para consumo está fazendo vítimas fatais, como dessa assustadora imagem que mostra uma criança de um ano de idade que perdeu a vida por falta de água.

Até a última quinta-feira, o governo de Moçambique comunicou 468 mortes, a ajuda é tão difícil que está sendo necessário que drones avaliem os danos.