Milagre? Mulher mantida viva por três meses após morte cerebral deu a luz a bebê

PUBLICIDADE

O nascimento de uma criança, que está sendo considerado um milagre, ocorreu na cidade do Porto, em Portugal, nesta quinta-feira (28). O caso correu o mundo e viralizou nas redes sociais após uma mãe dar a luz a um bebê saudável depois te ter sido mantida viva ligada a aparelhos no hospital por três meses.

Morte cerebral foi constatada após crise de asma

Segundo as informações cedidas pelo diário português, Jornal de Notícias, Catarina Sequeira, de 26 anos, sofreu um ataque de asma e acabou tendo seu caso agravado, o que levou a moça a uma morte cerebral. Nesta ocasião, ela estava grávida de três meses. O fato ocorreu um dia após o natal. A bela criança, que recebeu o nome de Salvador, nasceu no Hospital de São João, no Porto. 

Médicos agiram rápido para evitar mais complicações

Ainda segundo a unidade, a gestação teria que ter completado 32 semanas, porém, a cirurgia teve que ser adiantada devido aos problemas que foram detectados nos últimos exames. Sendo assim, a criança veio ao mundo através de uma cesariana de urgência, com 31 semanas e seis dias. 

A equipe médica do hospital também informou que o bebê poderia sofrer complicações caso a gravidez fosse adiante e só ocorresse no prazo esperado. 

Salvador teve que ser entubado logo depois do nascimento como é de costume em casos prematuros, e evoluiu bem. No entanto, alguns problemas respiratórios foram constatados. 

A criança é conhecida como bebê milagre e só pode receber a visita do pai até o momento. A equipe médica decidiu que o bebê deve continuar internado por, no mínimo, três semanas no hospital.  

A decisão de manter a gravidez de Catarina foi de sua mãe, avó de Salvador, Maria de Fátima Branco. Maria teve que conversar com a Comissão Ética do hospital para que sua filha permanecesse viva ligada aos aparelhos. Após o nascimento do bebê, a família de Catarina foi ao hospital para que pudessem se despedir dela.