Veja o que o consumo de 3 xícaras de café diariamente pode fazer ao seu organismo

PUBLICIDADE

Juntamente com a cana-de-açucar, o café foi a base da economia do Brasil por um longo período da nossa história. Não é atoa que o grão é responsável pela bebida queridinha da mesa do brasileiro e tem seu lugar garantido na lista de compras.

Mas o consumo do café pode ir muito além de simples paixão pelo produto. Um estudo publicado no British Medical Journal, revista acadêmica de medicina de grande importância no Reino Unido, afirma que quantidades moderadas de café todos os dias pode trazer melhores benefícios do que cessar a ingestão da bebida.

De acordo com os estudiosos, o consumo de três ou quatro xícaras diariamente está associado a uma probabilidade muito menos de desenvolver problemas como ataques do coração derrames cerebrais e problemas cardiovasculares em geral.

O risco de desenvolver doença cardíaca é 19% menor para quem consome a bebida de forma moderada e regular. No caso de morte por derrame, as chances chegam a ser até 30% menor.
O estudo também encontrou uma relação muito positiva entre o consumo regular de café e um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças do fígado.

Contudo, as evidências do estudo indicam que a ingestão da cafeína deve ser evitada por mulheres grávidas e propensas a fraturas ósseas, uma vez que, para esse grupo de pessoas, foram encontrados maiores malefícios que benefícios.

O estudo analisou estatisticamente 218 pesquisas realizadas anteriormente, que apresentaram mais de 70 resultados diferentes, e foi realizado na faculdade de medicina de Southampton, no Reino Unido.