Emocionante: mãe com morte cerebral há três meses dá à luz

PUBLICIDADE

Um bebé nasceu na quinta-feira (28) de parto cesáreo no Hospital São João, no Porto, no norte de Portugal, após quase 32 semanas de gestação de uma mãe com morte cerebral há três meses. A chefe de Neonatologia do centro de saúde, Hercília Guimarães, explicou em entrevista coletiva que decidiu antecipar a cesariana programada para esta sexta-feira porque a mãe apresentou “deterioração respiratória” na noite de quarta-feira.

O bebê nasceu após 31 semanas e seis dias de gestação com 1,7 kg, um peso “adequado” para a idade gestacional, de acordo com Guimarães.  Salvador, nome dado à criança, precisava de suporte respiratório ao nascimento, embora o chefe da Neonatologia tenha dito que é comum em bebês nascidos com 32 semanas. Bebês nascidos com 32 semanas não apresentam muitas complicações.  

A mãe identificada como Catarina Sequeira, de 26 anos, sofreu um ataque de asma aguda às doze semanas de gestação e, depois de um tempo entrou em coma induzido, e teve morte encefálica em dezenove semanas. Este é o primeiro bebé nascido de uma mãe com morte cerebral no Hospital São João, no Porto. 

O primeiro caso ocorreu no Centro Hospitalar do Centro de Lisboa em 2016, quando realizaram uma cesariana numa mãe que tinha morte cerebral durante quinze semanas após uma hemorragia intracraniana. 

Como o feto estava com boa saúde, a família e o centro médico concordaram em continuar a gravidez.
Após 32 semanas de gestação, o bebê nasceu sem complicações e com peso de 2,3 quilos, segundo a equipe de Obstetrícia e a Unidade de Neurologia do centro médico.