Brasil pode parar: aumentam rumores sobre greve dos caminhoneiros para este sábado (30)

PUBLICIDADE

Os caminhoneiros estão divididos entre fazer apenas um protesto neste sábado (30), ou iniciar uma greve pior do que a de 2018, parando tudo no Brasil e exigindo que o governo atenda as reivindicações feitas por eles.

Em grupos de WhatsApp, muitos caminhoneiros se mostram a favor de uma greve, pois estão insatisfeitos com o preço do diesel e principalmente com o descumprimento da tabela de frete mínimo.

Nestes grupos, os caminhoneiros que são contra a greve acabam sendo chamados de ‘defensores de Jair Bolsonaro’ e aqueles que apoiam a greve são acusados de querer desestabilizar o país e pressionar o governo.

Seja como for, crescem os rumores de que haverá uma greve dos caminhoneiros, mas oficialmente o que está previsto é somente um protesto na manhã deste sábado.  Os sindicatos que representam a categoria afirmam que não têm como controlar as conversas em grupos de WhatsApp, porém, garantem que não há nenhum apoio para que a paralisação definitiva aconteça.

Nesta última quarta-feira, a Petrobras avisou que os preços do diesel ficaram congelados por 15 dias, uma tentativa do governo de impedir a greve. Também foi anunciado o lançamento do Cartão Caminhoneiro, que irá viabilizar a compra de diesel em postos com a bandeira BR, mas para a categoria isto é muito pouco.

“O negócio está começando a pegar fogo. Estamos propondo fazer uma carreata no sábado, mas se por vontade própria os caminhoneiros pararem e fecharem as pistas, eu não vou abandoná-los”, avisou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Carga, no Paraná.