Jovens brasileiras criam método que detecta pelo menos 15 doenças através do sopro

PUBLICIDADE

A medicina e a ciência estão em constante desenvolvimento. Graças a isso, diversos problemas de saúde do dia a dia, hoje, podem ser resolvidos de maneira rápida e eficaz.

Pensando nessa cinstante evolução, duas jovens, da Bahia, tiveram a brilhante idéia de criar um dispositivo que detecta cerca de 15 tipos de doenças através do sopro. O aparelho pode facilitar a triagem de várias doenças infecciosas como pneyumonia, crônicas como gastrite, diabetes entre outras, tudo através de um único sopro. O aparelho entrega o resultado em apenas 5 minutos. Veja mais detalhes!

As jovens são da cidade de Feira de Santana, e são irmãs. Nathália, de 31 anos, e Júlia, de 26, criaram uma espécie de bafômetro chamado OrientaMed, que detecta em torno de 15 tipos de doenças através do sopro. As doenças são descobertas com a análise dos gases liberados pelos usuários através do sopro.

A irmã mais velha, Nathália, que atualmente faz doutorado em Computação, foi quem, inicialmente, teve a ideia do OrientaMed, desenvolvido através de aplicações de inteligência artificial em meio a um trabalho de ciências. Veja um pouco mais no vídeo sobre a apresentação do produto.

A pesquisa acabou criando a startup AinBio, criada por Nathália e Júlia, e por Rheyller Vargas, uma biotecnologista que entrou no projeto durante hackathon disputado pela equipe.

Na atualidade, o trio Nathália Nascimento, Júlia Nascimento e Rheyller Vargas estão na liderança da AinBio. Elas procuram parcerias com hospitais no intuito de oferecer uma possibilidade rápida e eficaz para detecção de doenças e, consequentemente, aumentar a quantidade de produtos no mercado.

Quer conhecer mais a startup AinBio e o OrientaMed? Clique aqui.