in

Barragem da Vale pode romper e moradores preparam fuga de emergência

Exame
Publicidade

Os moradores da cidade de Santa Bárbara, Minas Gerais, estão se preparando para o que pode ser o pior momento de suas vidas. A barragem da Vale pode romper a qualquer instante e eles começaram a preparar um simulado de emergência, de forma que caso aconteça uma tragedia, todos saberão o que fazer e para onde ir.

Publicidade

Santa Bárbara pode ser atingida pelos rejeitos de mineração da barragem Sul Superior na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, caso haja um rompimento e a simulação será realizada nesta sexta-feira, dia 29.

Publicidade

A Cedec – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, definiu todos os pontos de encontros, que são locais seguros para onde a população deve ir quando ouvirem as sirenes de alerta. As pessoas não têm tempo de pegar nada, apenas alguns objetos pessoas e documentos.

O fator de segurança desta barragem subiu par ao nível 3, que é o mais alto e o motivo é que um auditor independente descobriu que a estrutura está em péssimas condições e pode haver liquefação.

Publicidade

Em Barão de Cocais os moradores já passaram por uma simulação nesta última segunda-feira, toda população que vive na zona secundária precisou participar, já que o rejeito de mineração demoraria apenas cerca de duas horas para chegar até lá.

Em Santa Bárbara, os moradores devem participar das reuniões para descobrirem se o local onde moram encontra-se na zona de perigo, no caso de rompimento da barragem. Mais de 3 mil folders já foram distribuídos na cidade, contendo todas as informações sobre a simulação que será realizada.

E o próximo simulado será em São Gonçalo do Rio Abaixo, que também corre perigo e boa parte da população nem está sabendo.

Publicidade

Leia Também

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br

Enquanto fãs trocam farpas, Bernardinho e Tiffany conversam por e-mail e resolvem situação

Saiba como está a jovem resgatada no meio da lama na tragédia de Brumadinho