Urgente! Presídio é esvaziado às pressas após perigo de rompimento de outra barragem em Minas

PUBLICIDADE

O presídio de Itabirito precisou ser esvaziado às pressas na tarde desta quinta-feira (28), e não foi por simulação. De fato, existe um grande risco de mais uma barragem da Vale romper a qualquer momento.

Foi o próprio governo de Minas Gerais que deu a ordem para esvaziar o presídio e a prefeitura da cidade logo tratou de tomar todas as providências.

Esta atitude é para prevenir dezenas de mortes, pois aumentou o nível de risco de rompimento das barragens Forquilha I e Forquilha II. Na noite de ontem, o indicador de segurança que era de nível 2, foi para nível 3. Este presídio está em uma região de risco, no bairro Praia e a prefeitura até já interditou algumas ruas próximas à unidade prisional.

Existe o medo de que haja fugas durante a transferência, por isso todas tomadas as medidas de segurança estão sendo tomadas. A Vale cedeu quatro ônibus para que os 150 detentos sejam levados para Ouro Preto provisoriamente, e depois alguns poderão ser transferidos para outros locais.

Autoridades já tinham informado que no caso destas barragens romperem, parte de Itabirito será inundada e a lama de rejeitos chegaria a alguns bairros em apenas uma hora. O Ministério Público de Minas Gerais chegou a ajuizar uma ação civil pública na Justiça no último mês de fevereiro pedindo tutela de urgência para que a Vale tomasse todas as medidas necessárias e preparasse um plano de emergência na cidade mineira.

Em Barão de Cocais já foi realizada uma simulação com a população e todos agora sabem exatamente o que terão que fazer, caso a barragem venha a romper. Em Itabirito, muitos moradores alegam que não foram instruídos sobre o que precisam fazer e nem para onde devem ir, caso as sirenes venham a soar, sinalizando o rompimento.