Alerta: chuvas concentradas no Centro-Norte do país e ciclone Iba pode gerar transtorno

PUBLICIDADE

A previsão do tempo para os próximos dias sinalizam fortes chuvas concentras na região Centro-Norte do Brasil. Além disso, os serviços meteorológicos acompanham atentamente os próximos passos do ciclone tropical Iba, o qual possui grande capacidade de promover ventos bastante fortes na região sul do estado da Bahia, e no Espírito Santo.

Diante disso, as populações dessas regiões devem ficar em estado de alerta diante da possibilidade de problemas decorrentes das fortes chuvas que são previstas para esses locais.

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), afirma que o ciclone foi acompanhado de perto neste último fim de semana, sobretudo pelo potencial adquirido ao chegar perto do sul do estado baiano.

Segundo ele, um trabalho de prevenção está sendo feito juntamente com a Marinha, a fim de que seja identificada a evolução do ciclone no decorrer dos próximos dias, pelo país.

Já nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, é esperado um clima bastante estável. Essa notícia agrada e muito os produtores de soja, pois essa condição possibilitará uma maior facilidade na colheita do grão em várias regiões de plantio.

Embora a situação possa se alterar, por conta das diferentes formas de se aferir as condições climáticas, Mamedes Luiz Melo diz acreditar que, de acordo com as imagens contidas nos mapas, consolide-se fortemente a concretude do tempo aguardado, com uma expressiva redução das chuvas para as regiões sul do país, com permanência desta situação para a porção central.