Urgente! 3 barragens da Vale estão em alerta máximo e podem romper a qualquer momento

PUBLICIDADE

Na noite desta última quarta-feira (27), 3 barragens da Vale passaram a contar com nível máximo de alerta para rompimento, sendo elevado de 2 para 3. Isso significa que a empresa não tem mais nenhum controles sobre as estruturas das barragens e que por isso elas estão em ‘situação iminente de rompimento’.

Em Outro Preto, Minas Gerais, as sirenes de Forquilhas 1 e 3 foram acionadas e a população ficou em pânico, a região precisou ser evacuada, e segundo a Vale, foi preciso tomar esta decisão como forma preventiva, para impedir que haja uma tragédia como a de Brumadinho. Em Macacos, região Metropolitana de Belo Horizonte, foram acionadas as sirenes das barragens B3/B4

Nesta última sexta-feira (22), boa parte dos moradores em Barão de Cocais tiveram que sair de suas casas pela 2ª vez e isto aconteceu em menos de um mês, porque por lá, também há risco iminente de rompimento.

Vale eleva nível de alerta de três barragens. A ação é necessária pois auditores independentes de segurança de barragens contratados pela Vale informaram que essas estruturas não receberiam Declarações de Condição de Estabilidade por terem fator de segurança abaixo do novo limite“, informou a nota divulgada pela mineradora.

Ainda no comunicado, foi confirmado o alerta para 3 barragens, a Mina Mar Azul em Macacos e duas barragens em Ouro Preto, a Forquilha I e II. O protocolo diz que sempre que o alerta for para nível 3, é preciso acionar a sirene de alerta e providenciar a retirada da população da área de risco.

Assim como foi feito em Barão de Cocais, estes moradores de Ouro Preto e também de Macacos poderão passar por treinamentos e até mesmo fazer uma simulação de evacuação.