7 alimentos poderosos que ajudam a barrar o envelhecimento e previnem rugas

PUBLICIDADE

Certamente, a maioria das pessoas que ter vida longa. O importante é envelhecer da melhor maneira possível, com saúde e disposição para as atividades diárias.

No entanto, muitas pessoas ficam desesperadas com algo que aparece com o avanço da idade, as temidas rugas. Muitos buscam ajuda em procedimentos estéticos ou até mesmo em cirurgias plásticas.

Muita gente desconhece o fato de que a alimentação pode ser uma grande aliada contra o envelhecimento. Os alimentos influenciam nos processos metabólicos do corpo e também são responsáveis por nutrir as células. Por esse motivo, os alimentos ultraprocessados e com aditivos químicos podem provocar a inflamação nas células.

Além de causar diversas doenças, uma dieta baseada em produtos industrializados e com a chamadas ‘calorias vazias’, ocasionam o aceleramento do envelhecimento da pele. No entanto, uma dieta variada, saudável e bem equilibrada pode trazer vários benefícios, inclusive retardar o envelhecimento da pele.

Veja abaixo sete alimentos ‘poderosos’ que vão ajudar a melhorar a pele.

Soja

Ela é rica em isoflavonas, substância que ajuda a prevenir e reduzir a degradação do colágeno. Como atua no colágeno, a soja também acaba colaborando para melhorar o aspecto de quem sofre com celulite.

Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C ajuda na síntese de colágeno, isso quer dizer que a ingestão de frutas como laranja, morango, limão e acerola trazem ótimos benefícios para a pele.

Betacaroteno

Essa substância auxilia na proteção da pele contra os efeitos danosos dos raios de sol. Está presente no tomate, mamão, cenoura e abóbora. Também atua no combate aos radicais livres, que estão ligados a degradação do colágeno.

Castanha-do-Pará

O selênio, mineral que está presente nesse alimento, promove uma importante ação no organismo, prevenindo e retardando o envelhecimento. Além disso, ajuda a manter a elasticidade da pele.

Cacau

O principal ingrediente de um dos alimentos mais amados, o chocolate. Para quem não sabe o cacau é um antioxidante poderoso. Ele ajuda a melhorar a circulação, retardando o aparecimento de rugas. No entanto, é importante escolher um chocolate mais amargo, pois é rico em flavonoides.

Ômega 3 e 6

Presente nos peixes como salmão, atum e truta e também em sementes oleaginosas. Auxilia na hidratação da pele, por conta da ceramidas, que ajuda a proteger contra inflamações e alergias.

Probióticos

Atualmente, muitos produtos contêm probióticos, sendo o iogurte o mais tradicional de todos. Ele ajuda a melhorar o trânsito intestinal, reduzindo inflamações que impactam na saúde da pele.

Mas, é importante lembrar de manter distância de alguns alimentos, como pães, massas e biscoitos, pois são ricos em carboidratos, um dos principais causadores de acne e inflamação. Frituras e produtos ultraprocessados também precisam ser evitados. Eles acabam favorecendo o envelhecimento da pele.