Tapioca ou Cuscuz? Você não vai acreditar no que é melhor para emagrecer

PUBLICIDADE

Ultimamente, o cuscuz e a tapioca tem ganhado maior notoriedade por estarem sendo usados especialmente para substituir o pão, ao longo do café da manhã e lanches. Normalmente, faz-se a ingestão juntamente com ovos, vegetais ou carnes.

Foi publicado no Instagram do nutricionista funcional Renato França uma rápida comparação entre o cuscuz de milho e a tapioca, que fazem parte do consumo de todas as localidades do Brasil e não apenas no Norte e Nordeste.

O nutricionista fez comparação de carboidratos, fibras e calorias em 100 gramas de tapioca e de cuscuz (não cozido), respectivamente.

Fazendo-se uma tapioca no formato grande com 5 colheres de sopa de goma hidratada, o equivalente à 100g possui 71 gramas de carboidratos, já a mesma quantidade de cuscuz possui aproximadamente 25 gramas de carboidratos. Adicionalmente, a tapioca é mais calórica e possui menor quantidade de fibras.

De acordo com Renato, a diferença básica entre os dois é o procedimento de fabricação. O fubá, o qual utiliza-se para fazer o cuscuz, é capaz de absorver a água durante o cozimento e por esta razão tem seu peso e volume aumentado, isso contribui para que ele fique com menos calorias por grama.

A tapioca, por sua vez, tem como ingrediente fundamental a goma da mandioca hidratada. Quando é levada ao fogo, a água entre a em evaporação e por este motivo, ele acaba perdendo peso, o que resulta em ter mais calorias por grama.

Desta forma, se você está realizando uma dieta fazendo a diminuição da ingestão de carboidratos, o cuscuz pode acabar sendo mais viável para você. Entretanto, se a sua alimentação tiver que possuir uma maior concentração de carboidratos, a opção da tapioca é uma ótima escolha.

O nutricionista ressalta ainda o fato de ser muito importante ser acompanhado por um profissional, no caso um nutricionista, a fim de receber a melhor orientação para se enquadrar no que você deseja e necessita.