Existem vulcões no Brasil, e um deles pode ‘acordar’ a qualquer momento

PUBLICIDADE

O Brasil é um país de extensão continental e que, felizmente, não está entre aqueles que podem ser atingidos por catástrofes naturais, como por exemplo, terremotos de grande escala, furações, tsunamis, tornados e atividades vulcânicas.

Porém, o que muitos não sabem é que, no Brasil, já existiram muitos vulcões, mas para o sossego da população brasileira, em sua grande maioria já estão extintos a milhares e milhares de anos. Mas houve um tempo, há cerca de 140 milhões de anos, que as terras tupiniquins acomodavam centenas de vulcões que cortavam nosso território de norte a sul.

Você sabia que está localizado no Brasil o vulcão mais antigo do mundo?

A região amazônica abriga o vulcão mais antigo já descoberto, com cerca de 1,89 bilhão de anos. Ele é parte de uma província de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e até Venezuela e Suriname. A altura original do vulcão, próximo ao rio Tapajós, pode ter chegado a 400 metros, mas isso foi a aproximadamente 1,9 bilhão de anos

Existem vulcões no Brasil, e um deles pode ‘acordar’ a qualquer momento

Há estudos que apontam a existência de vulcões nas mais diversas regiões do Brasil. Um deles teria dado origem ao arquipélago de Fernando de Noronha, um dos mais belos cartões postais do Brasil.

O vulcão se extingue quando, no subsolo, não há mais lava, uma característica do Brasil, que está sobre grandes placas tectônicas, o que nos deixa fora da grande área de risco. Por isso, pode-se afirmar que a maioria dos vulcões localizados aqui estão extintos.

Contudo, existe um ‘jovem’ vulcão com cerca de 70 milhões de anos, e que estaria apenas adormecido, ou seja, pode acordar a qualquer momento. Ele está localizado nos arredores da cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Quando estava ativo, cobriu toda a região com uma lava espessa, que se solidificou e deu origem às rochas do lugar. Ainda hoje, a cidade conta com fontes de águas quentes que ainda são aquecidas pelo calor do interior do solo.