in

Existem vulcões no Brasil, e um deles pode ‘acordar’ a qualquer momento

Fatos Desconhecidos
Publicidade

O Brasil é um país de extensão continental e que, felizmente, não está entre aqueles que podem ser atingidos por catástrofes naturais, como por exemplo, terremotos de grande escala, furações, tsunamis, tornados e atividades vulcânicas.

Porém, o que muitos não sabem é que, no Brasil, já existiram muitos vulcões, mas para o sossego da população brasileira, em sua grande maioria já estão extintos a milhares e milhares de anos. Mas houve um tempo, há cerca de 140 milhões de anos, que as terras tupiniquins acomodavam centenas de vulcões que cortavam nosso território de norte a sul.

Você sabia que está localizado no Brasil o vulcão mais antigo do mundo?

A região amazônica abriga o vulcão mais antigo já descoberto, com cerca de 1,89 bilhão de anos. Ele é parte de uma província de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e até Venezuela e Suriname. A altura original do vulcão, próximo ao rio Tapajós, pode ter chegado a 400 metros, mas isso foi a aproximadamente 1,9 bilhão de anos

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Existem vulcões no Brasil, e um deles pode ‘acordar’ a qualquer momento

Há estudos que apontam a existência de vulcões nas mais diversas regiões do Brasil. Um deles teria dado origem ao arquipélago de Fernando de Noronha, um dos mais belos cartões postais do Brasil.

O vulcão se extingue quando, no subsolo, não há mais lava, uma característica do Brasil, que está sobre grandes placas tectônicas, o que nos deixa fora da grande área de risco. Por isso, pode-se afirmar que a maioria dos vulcões localizados aqui estão extintos.

Contudo, existe um ‘jovem’ vulcão com cerca de 70 milhões de anos, e que estaria apenas adormecido, ou seja, pode acordar a qualquer momento. Ele está localizado nos arredores da cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Quando estava ativo, cobriu toda a região com uma lava espessa, que se solidificou e deu origem às rochas do lugar. Ainda hoje, a cidade conta com fontes de águas quentes que ainda são aquecidas pelo calor do interior do solo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fabiana Batista Santos

Escrito por Fabiana Batista Santos

Redatora Web há 5 anos. Prezo por desenvolver conteúdo de qualidade para levar informações úteis e pertinentes ao maior número de pessoas possível. Especialista em TV e Famosos, entretenimento, curiosidades, notícias do Brasil e mundo, decoração, saúde, entre outros.