Médico revela segredo para perder desejo de doces e emagrecer

PUBLICIDADE

Dr. Juliano Teles tem um canal no Youtube sobre saúde. Em um dos seus vídeos ele revela que uma das maiores dificuldades para perder peso é quando o paciente não consegue controlar a vontade de comer doces e carboidratos. Isso se deve ao fato de que o consumo de açúcar estimula a liberação de serotonina no cérebro, o hormônio do bem estar e do prazer.

Os carboidratos simples, como pães, bolos e tortas, feitos com farinha de trigo refinada, também se transformam em açúcar no organismo. A retirada desses alimentos faz com que a pessoa emagreça, em contrapartida ela pode ter uma diminuição da liberação da serotonina, contribuindo para sintomas como ansiedade, fadiga, mau humor, sonolência e até depressão.

A deficiência de serotonina pode levar a compulsão alimentar. Como ela é o hormônio do prazer a pessoa se sente bem comendo doces e carboidratos simples. Porém, há outra maneira de estimular a liberação de serotonina no organismo de forma natural. Alguns alimentos como a banana, o chocolate 70% cacau, carnes magras, contém triptofano, que auxilia na produção da serotonina. Os exercícios físicos também ajudam na liberação desse hormônio.

A outra forma natural é a suplementação do triptofano, na forma ativa de 5 HTP. Quando a pessoa consome alimentos com triptofano ou suplementa, os níveis de serotonina aumentam e a pessoa perde a vontade de comer doces e carboidratos. O triptofano também tem sido usado no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, como um suplemento natural, encontrado nos alimentos. 

Dessa forma a pessoa não tem efeitos colaterais de ansiolíticos. Porém, é preciso consultar um médico nutrólogo ou um médico ortomolecular para que, com a receita médica, a pessoa possa mandar manipular o aminoácido na dosagem correta. Uma quantidade pequena pode não fazer efeito e uma quantidade grande pode fazer mal.

Por isso, consulte seu médico e nutricionista. O triptofano é um aminoácido muito importante para outras funções do organismo, que pode diminuir drasticamente a compulsão alimentar. Veja o vídeo do doutor Juliano e tire as dúvidas sobre esse suplemento.