Após destruição causada por ciclone, a luta agora é contra os casos de cólera entre os sobreviventes

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (27), pelo menos mais cinco casos de cólera foram confirmados na cidade portuária de Beira, onde o ciclone Idai causou grande destruição e matou mais de 700 pessoas. Quem conseguiu sobreviver ao ciclone, agora tenta escapar da cólera e outras doenças que estão surgindo.

As equipes médicas estão fazendo de tudo para conseguir conter os surtos de doenças como cólera e malária, mas muitos acreditam que isto não será possível e que muitas pessoas poderão morrer nos próximos dias.

Ussein Isse, autoridade de saúde moçambicana, informou aos jornalistas que os exames laboratoriais foram realizados e os cinco pacientes realmente estão com cólera, mas que o número de pessoas contaminadas deve ser muito maior, pois quando há um caso, pode ter certeza que muitos outros irão surgir.

E os problemas estão só começando, pois os agentes de saúde estão com 2.700 casos de diarreia aguda e também acreditam que muitos outros pacientes irão surgir nas próximas horas, inclusive, algumas destas pessoas podem até mesmo ter cólera. Um hospital de Beira, apesar de ter sido parcialmente destruído, foi preparado para oferecer tratamento exclusivo para aqueles que estão com cólera.

A Organização Mundial de Saúde informou que estão sendo preparadas 900 mil doses de vacina oral anticólera, todas serão enviadas para a região afetada pelo ciclone Idai, mas o carregamento só partirá no próximo final de semana.

O ciclone deixou comunidades inteiras devastadas, centenas de mortos e milhares de feridos e desabrigados. As equipes de resgate trabalham para encontrar os muitos desaparecidos.