Trem avançou sinal vermelho e colidiu com outro, deixando um morto e vários feridos

PUBLICIDADE

Em fevereiro, a colisão entre dois trens na estação de São Cristóvão, acabou deixando uma pessoa morta e oito feridos. Os investigadores descobriram que um importante detalhe durante a investigação que está sendo feita, que é o fato de uma composição ter avançado o sinal vermelho em um trecho que fica a pouco mais de 100 metros da estação.

A Agetransp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transporte, está investigando o caso e espera descobrir maiores detalhes, pois isto ajudará a aumentar a segurança e evitar que novos acidentes como este venham a acontecer.

Um detalhe importante é que o fato de um dos trens ter avançado o sinal vermelho, não motivaria sozinho o acidente e agora a agência irá trabalhar com a hipótese de que a colisão aconteceu devido à combinação de duas ou mais causas. Uma combinação de erros teria colaborado para que uma pessoa perdesse a vida e outras ficassem feridas.

E entre os erros pode ter acontecido também uma falha humana, além de falha mecânica. Tem um sistema que avisa quando há algum obstáculo à frente do trem, para que a composição possa parar a tempo e pode ter ocorrido uma falha neste processo. Outro problema que pode ter acontecido é a falha na comunicação, pois o centro de controle de operações de tráfego deve informar quando há composições na mesma linha.

No dia deste acidente, as duas composições partiram da Central do Brasil rumo a Deodoro, sendo que um trem ficou estacionado com passageiros e estava somente esperando a ordem para partir, enquanto o outro seguiu vazio para Deodoro e foi quando houve a colisão.

Não há uma data determinada para que as investigações sejam concluídas. Somente depois que terminar a investigação é que a Agência, de posse dos resultados, decidirá se a SuperVia será ou não punida.