in

Pão de queijo fake sem glúten, ovos e leite; simplesmente delicioso!

Site Via Light Gourmet
Publicidade

Na internet em geral, muita gente falou dessa receita, reclamou, questionou, criticou e também elogiou o pão de queijo fake. Deixando de lado todos os comentários, essa receita é muito gostosa e tem um pequeno particular: ideal para os celíacos, pois não contém glúten. Ela não leva leite, e portanto, é também uma opção saudável para os intolerantes a lactose,  além de não levar ovos.

Mas porque a chamam de fake? Muitos simples, embora pareça um pão de queijo, ela é feita de mandioquinha salsa.

A mandioquinha salsa ou batata-baroa como é conhecida em algumas regiões do Brasil, é uma espécie de tubérculo super nutriente. Popularmente utilizada em papinhas de neném,  também pode ser utilizada em bolos, tortas, purê e sopas. Ela tem sabor suave e além de vitaminas e minerais, é fonte de energia e rica em carboidratos complexos, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Seu consumo é indicado para crianças em idade inicial de alimentação, idosos, convalescentes e atletas. A combinação dos minerais cálcio, ferro e potássio contribui para a saúde dos ossos, equilíbrio hídrico (pressão arterial) e ajuda na recuperação muscular. Por ser rica em vitamina C, ela também atua fortalecendo o sistema imunológico. Na mandioquinha encontramos também os minerais manganês e magnésio, que são importantes para a saúde da mulher e ajudam a diminuir os sintomas da TPM ( Tensão Pré-Menstrual).

Pão de queijo fake

Como já citado, a receita é inovadora e ao mesmo tempo gostosa, saudável e indicada para pessoas com intolerância alimentar. Portanto, vale a pena experimentar. Vamos aos ingredientes:

  • 5 ou 6 mandioquinhas médias
  • 4 xícaras de chá de polvilho doce
  • 1 xícara de chá de polvilho azedo
  • 1 xícara de chá de óleo de coco bem quente (pode substituir por azeite extravirgem de oliva)
  • 1 xícara e 1/2 de chá de água bem quente
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Com a mandioquinha salsa, faça um purê e reserve. Pegue uma vasilha e adicione o polvilho, o sal, o óleo aos poucos e vá misturando também o purê de mandioquinha, sempre amassando de modo que a massa fique homogênea. Quando a massa estiver sovada e pronta, comece a fazer bolinhas para assar, prepare uma assadeira já untada e vá depositando as bolinhas na forma para assar.

Preaqueça o forno a 170 graus e leve para assar por aproximadamente uns 40 minutos. Para saber se estão assados, basta espetar um palito de dente e se o palito sair limpinho, estão prontos para serem servidos.

Uma boa dica para servir os pãezinhos é fazer um chá de canela com erva doce, todos vão gostar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Priscilla Rodighiero

Escrito por Priscilla Rodighiero

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, amante da escrita e do conhecimento, redatora de profissão, poetiza e escritora, mãe, esposa e serva do Senhor.