Vai ter greve dos caminhoneiros dia 30 de março? Saiba o que pode acontecer e prepare-se

PUBLICIDADE

Em grupos no WhatsApp, estão se espalhando as mensagens entre caminhoneiros debatendo a possibilidade de iniciar uma nova greve a partir deste sábado, dia 30 de março. Oficialmente, nenhuma greve está programada, as entidades ligadas à categoria já deixaram que não existe a intenção de iniciar uma paralisação neste final de semana, como aquela que parou o Brasil em maio de 2018.

O problema é que sindicatos e caminhoneiros não estão falando a mesma língua e com isso a população fica sem saber o que fazer. Os sindicados já confirmaram que hoje há pelo menos 200 grupos no WhatsApp, onde os motoristas debatem a possibilidade de uma greve.

O Sindicat – Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São José dos Pinhais, no Paraná, já confirmou para o dia 30 de março uma carreta e várias cidades irão fazer o mesmo, porém, os caminhoneiros não irão entrar em greve, servirá apenas de alerta para o governo.

Plínio Dis, presidente do Sinditac, reclamou que toda vez que a entidade prepara uma manifestação, algumas pessoas infiltradas começam a divulgar notícias sobre greve e acaba contando com o apoio de vários motoristas insatisfeitos, então estas informações acabam vazando e a população fica em pânico, sem saber o que realmente vai acontecer.

José Ntan Emídio neto, presidente da Abcam, informou que há motivos de sobra para iniciar uma greve, já que a classe está descontente, mas por enquanto o que está previsto é apenas uma paralisação mesmo, só que os sindicatos não têm controle algum sobre os grupos de WhatsApp, sendo assim, pode ser que um pequeno grupo inicie uma greve e ganhe a adesão de outros caminhoneiros.

Diante de toda esta incerteza, muitas pessoas estão se preparando, abastecendo os veículos, mas torcendo para que o Brasil não enfrente uma greve dos caminhoneiros novamente.