Pílula anticoncepcional para homens é segura, afirma pesquisa recente

PUBLICIDADE

Todos, geralmente, imaginam que os efeitos esperados das pílulas anticoncepcionais são eficazes somente quando utilizados pelas mulheres, isso porque as empresas farmacêuticas produziam a medicação apenas com composta por hormônios femininos, como a progesterona.

Porém, pesquisas realizadas nos Estados Unidos da América anunciaram recentemente que o contraceptivo feito especialmente para homens foi considerado seguro após a realização de inúmeros testes que contaram com a colaboração de 40 homens. Durante estudo eles ingeriram a pílula diariamente.

Os efeitos colaterais relatados por eles foram considerados leves, como cefaleia, fadiga e surgimento de acnes e espinhas. Somente cinco deles observaram uma sutil diminuição na libido, mas afirmaram que em nada prejudicou a performance dos momentos de intimidade com suas parceiras.

A substancia utilizada para produzir o anticoncepcional masculino é farmacologicamente chamada 11-beta-MTDC, e seu efeito esperado é a diminuição do esperma produzido nos testículos enquanto os níveis de testosterona seguem sem alteração no restante do organismo do homem.

Apesar de considerada segura, a droga ainda precisa continuar sob teste por mais algum tempo, até que os médicos comprovem sua eficácia com total segurança. “O objetivo é encontrar o composto que tenha menos efeitos colaterais e seja o mais eficaz”, declarou a professora da Escola de Medicina da Universidade de Washington, Stephanie Page.

Como informa diretora da Los Angeles Biomed  Research Institute, Christina Wang, o método contraceptivo masculino em questão deverá estar disponível em todas as drogarias do mundo em 10 anos.