Emoção e dor: estudantes retornam à escola em Suzano, treze dias após massacre

PUBLICIDADE

Os alunos da escola Raul Brasil, em Suzano, retornam hoje ao local onde viram os colegas sendo massacrados por dois atiradores. Houve mortes, feridos e todos estão traumatizados, mas sabem que a vida não pode parar e é preciso tentar voltar à rotina.

Nesta terça-feira (26), a intenção dos professores não é voltar com as aulas normalmente, mas apenas fazer atividades para readequação dos alunos à escola, pois todos sabem o quando é sofrido para eles.

Hoje a escola Raul Brasil receberá os alunos com leitura das cartas de apoio, orquestra, filmes e muitas atividades para que eles possam perceber que não estão sozinhos nesta jornada.

As aulas serão em horário regular, de 7 às 18 horas e a Secretaria Estadual de Educação já havia informado que hoje já começaria a rotina de ensino, porém, esta decisão foi cancelada porque chegaram à conclusão que neste primeiro momento será preciso fazer todo um trabalho com os alunos, pois não estão em condições psicológicas ainda.

A presença não é obrigatória, mas é importante que todos alunos compareçam para que juntos possam encarar este momento de dor e dificuldade. Desde o dia 13 de março que a escola Raul Brasil está sem aula, quando houve o massacre.

A escola passou por grande reforma, recebeu nova pintura e até um grafite com imagens das vítimas. Ontem, os professores e funcionários foram à escola e planejaram o retorno dos alunos, podendo contar com o suporte de muitos profissionais, inclusive da Unicamp e Unesp.

Alunos de outras escolas também estão indo à Raul Brasil, dar apoio aos estudantes que presenciaram o massacre, eles levaram apoio, solidariedade, além de flores e cartazes.