Barragem da Vale pode romper em Barão de Cocais, moradores passam a noite esperando o pior

PUBLICIDADE

A vida dos moradores do município de Barão de Cocais, em Minas Gerais, mudou radicalmente desde que a Vale descobriu que sua represa na região pode romper a qualquer momento e justamente por isso, o nível de alerta aumentou para 3.

Desde a última sexta-feira (22), que os moradores já nem dormem direito, eles deixam as janelas das casas abertas a noite toda, para se certificarem que irão ouvir o alerta da sirene, caso haja um rompimento da barreira da Vale, na mina do Gongo Soco.

Foi divulgado um mapa indicando quais são as áreas que seriam afetadas no caso da barragem romper e quem mora nestas regiões está desesperado. Estas pessoas não têm mais uma vida normal, elas sabem que poderão perder tudo que conquistaram de uma hora para outra.

Nesta segunda-feira (25) foi realizada a simulação de emergência com a população e logo que terminou todos voltaram para casa, mas cientes de que se fosse uma situação real, eles não teriam mais para onde voltar, teriam perdido tudo.

As autoridades disseram que a lama de rejeitos da barragem da Vale demoraria uma hora e dez minutos para chegar aos bairros dentro da zona que seria atingida, enquanto os moradores gastaram 30 minutos para deixarem suas residências e chegarem às zonas de segurança.

Muitos moradores estão pegando os objetos de maior valor para eles e deixando separados em um local da casa de fácil acesso, assim, caso a barragem estourar, eles saberão exatamente o que pegar, pois sabem que não há tempo a perder, é preciso deixar a residência imediatamente.

Ninguém sabe quando este pesadelo chegará ao mim e enquanto as coisas continuam como estão, muitos continuarão passando a noite em claro, com as janelas abertas e torcendo para que a sirene não seja acionada.