Ciclone chega ao Brasil, vira tempestade tropical e aulas são suspensas após alerta

PUBLICIDADE

O ciclone que chegou ao Brasil, perdeu um pouco de sua força e passou a ser considerado como tempestade tropical, mesmo assim os ventos fortes estão deixando a população de muitas cidades em alerta.

Alguns municípios do sul da Bahia, como Nova Viçosa e Mucuri, tiveram que suspender as aulas nas escolas como media preventiva porque a previsão é de forte temporal e ventos de quase 80 km/h. Até nesta terça-feira (26), há previsão de que a tempestade cause estrago em parte da costa baiana e também no Espírito Santo.

Paulo Sérgio Luz, superintendente da Defesa Civil da Bahia, disse que aos poucos a tempestade tropical irá perder força e se afastar da costa brasileira, mas até lá, é preciso ficar em estado de alerta.

A tempestade está indo na direção da cidade de Conceição da Barra, estado do Espírito Santo, que fica a pouco mais de 200 km de Mucuri. A população de lá está preocupada, mas a previsão é que a tempestade vá perdendo força nos próximos dias. O problema maior é para os pescadores que precisam enfrentar o mar, pois há previsão de ondas com quase 3 metros de alturas nos próximos dias. A população também está sendo aconselhada a ficar longe das praias.

Em Mucuri e Nova Viçosa a energia dos postes de iluminação pública fi cortada para evitar curtos-circuitos, já que a tempestade chegará acompanhada de ventos fortes e espera-se a queda de muitas árvores.

Nos preocupamos mais com os municípios de Nova viçosa e Mucuri, por conta da erosão costeira. Esses municípios vêm sendo afetados nos últimos 20 anos [pela erosão]“, informou o superintendente da Defesa Civil. Mucuri já perdeu mais de 7  ruas e 2 praças, além de 5 metros de faixa de praia.