Ciclone perde força e chega a Linhares, no Espírito Santo, com ventos de quase 90 km/h

PUBLICIDADE

O ciclone Iba, que estava vindo na direção do Brasil, felizmente perdeu força, mas ainda vem provocando ventos fortes e a Marinha está em alerta. Na manhã desta segunda-feira (25), o ciclone caiu uma categoria e passou a ser considerado tempestade tropical, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, que contou com a ajuda do Centro de Hidrografia da Marinha e também com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Por volta das 9 horas da manhã de hoje, os ventos atingiam uma velocidade de 83 km/h e nas próximas horas deverá chegar à região costeira do Espírito Santo; e as tempestades devem durar até na quarta-feira, dia 27.

De acordo com a Marinha, os ventos atingiram o Espírito Santo, mas é em alto-mar que a força da tempestade poderá ser sentida de forma mais intensa, mais precisamente no setor Leste do ciclone e a 61 km/h junto à costa. Ainda em alto-mar, as ondas podem chegar a 5 metros de altura, por isso os pescadores não devem se arriscar. A ressaca deve atingir Vitória e provocar ondas menores, mas de quase 3 metros de altura.

Também é esperado que esta tempestade tropical chegue à Bahia. Na madrugada desta segunda-feira, caiu uma forte chuva em Salvador e logo que o dia amanheceu várias ruas e avenidas estavam alagadas.

O serviço de meteorologia informou que esta chuva não tem ligação com a tempestade tropical, por isso, mais chuva pode ser esperada até esta terça-feira.

As autoridades continuam pedindo que ninguém vá a praia até quarta-feira, para não correr nenhum risco, já que o mar estará agitado e é esperada uma chuva mais intensa.