Rompimento de barragem da Vale pode atingir Barão de Cocais e mais duas cidades

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (25), é feriado na cidade de Barão de Cocais, mas isto não significa que os moradores terão um dia de descanso, pelo contrário, as coisas estão agitadas por lá. É que este feriado foi decretado justamente para que a cidade passe por um treinamento e os moradores saibam exatamente o que fazer se a barragem da Vale vier a romper.

E Barão de Cocais não é a única cidade que está correndo risco de ser atingida pela lama de rejeitos da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco. Se houver um rompimento, a lama de rejeitos atingirá São Gonçalo do Rio Abaixo e também a cidade de Santa Bárbara.

No caso de uma tragedia, só em Barão de Cocais seria preciso retirar mais de 6 mil pessoas do local e isto precisaria ser feito em menos de 1 hora. Porém, este número é maior do que está sendo anunciado porque em Santa Bárbara seria necessário retirar 1,8 mil pessoas de suas casa e em São Gonçalo do Rio Abaixo, são 2 mil pessoas em risco.

Ao todo são quase 10 mil moradores nas 3 cidades correndo risco. No caso de Santa Bárbara, a lama de rejeitos demoraria 3 horas para chegar à cidade e em 6 horas estaria atingindo o município de Rio Abaixo. Depois de Barão de Cocais, serão feitos simulados de rompimento da barragem também nestas duas cidades.

Em Barão de Cocais ficaram definidos 7 pontos de encontro, que são lugares para onde a população deve correr quando a sirenes começarem a tocar e um helicóptero irá avançar pelo caminho que a lama percorrerá até chegar à cidade. Muitos moradores já pensam em vender suas casas e se mudarem para um local mais seguro, porém, não será fácil conseguir um comprador.