Com esclerose múltipla, Claudia Rodrigues está internada em estado grave; entenda a doença

PUBLICIDADE

Claudia Rodrigues, 47 anos, foi transferida neste último sábado (23), para o hospital Albert Einstein, em São Paulo e o estado dela é grave, pois não reconhece nem mesmo a filha. A humorista está desde o ano de 2000 lutando contra a esclerose múltipla, uma doença autoimune e degenerativa, que ataca o sistema nervoso central.

A esclerose múltipla ataca o cérebro e também a espinha dorsal, fazendo com que o paciente não consiga mais controlar os movimentos do corpo e com o tempo perde a capacidade de andar e até mesmo de falar.

Muita gente pensa que esta é uma doença que ataca pessoas idosas, mas isto é um grande erro, pois a esclerose múltipla é mais comum em pessoas com idade entre 20 e 430 anos, de acordo com dados da Fundação Osvaldo Cruz. Só no Brasil, mais de 35 mil pessoas estão convivendo com a doença e seguem tratamentos rigorosos para tentar amenizar o problema.

Até hoje não se sabe qual é a causa da doença e não há cura, o tratamento serve apenas para tentar reduzir os surtos para melhorar um pouco a qualidade de vida do paciente. O sistema imunológico de quem sofre cm esta doença, confunde as células saudáveis com ‘intrusas’ e então começa a atacá-las e assim, o sistema imune começa a corroer a mielina, que é uma bainha protetora dos nervos, o que atrapalha a comunicação com o cérebro, a medula espinhal e também o sistema nervoso central.

A doença também causa lesões no cérebro e isto pode causar inclusive a perda de massa cerebral, o que faz com que esta doença seja potencialmente debilitante. Outro grande problema desta doença é que nos estágios iniciais ela é de difícil diagnóstico, ou seja, quando a pessoa descobre que tem esclerose múltipla, já é tarde e o tratamento quase não surtirá efeitos.