Conheça o professor vencedor do Nobel da Educação que levou o prêmio de US$ 1 milhão

PUBLICIDADE

O Prêmio Nobel da Paz é um dos reconhecimentos considerados mais relevante e desejado no mundo. Além da premiação para a Paz, existem também outros como Física, Medicina, Fisiologia, Química, além de Literatura. Pessoas comuns ou profissionais com relevante impacto em transformação social são indicadas para a premiação.

Mais de 30 mil professores foram indicados para o Nobel da Educação, dos quais 50 foram pré-selecionados e apenas 10 chegaram a grande final em Dubai. O evento contou com a participação de mais de 1.700 pessoas vindas de 144 países. 

O vencedor deste ano foi um professor de Ciências, da zona rural do Quênia. Todos os meses ele doa 80% do seu salário para apoiar os estudos dos seus alunos, na Escola Secundária Keriko Mixed Day, no vilarejo de Pwani. Sem a generosidade do queniano, os estudantes não conseguiriam pagar por seus materiais e uniformes escolar.

O prêmio conferido a Peter Tabichi de Melhor Professor do Ano visa elevar o status da profissão do docente, fora isso ele levou nada mais, nada menos que US$ 1 milhão para casa e o reconhecimento mundial através do Education and Skills Forum.

“Nem tudo é sobre dinheiro”, declara o queniano, membro da ordem religiosa franciscana, no vilarejo, onde estudantes vivem em situações precárias, são órfãos em sua maioria ou perderam um de seus pais e mal conseguem se concentrar durantes as aulas, por que não se alimentam bem em sua casas.

As salas de aula seria para no máximo 40 alunos, mas Tabichi tem todos os dias entre 70 a 80 adolescentes e jovens na classe que fica superlotada e muitos sentam no chão.