Últimas notícias: ciclone já se aproxima da costa brasileira e Marinha emite alerta

PUBLICIDADE

Um alerta foi expedido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) junto com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM – Marinha do Brasil) e o Instituto Nacional de Meteorologia.

Esse alerta é para informar que uma tempestade tropical já se aproxima da costa brasileira, mais precisamente nos estados do Espírito Santo e da Bahia neste domingo (24). Tempestade tropical é uma categoria anterior ao ciclone tropical que tem o nome popular de furacão.

Segundo informações do comunicado, o deslocamento tem previsão de atingir a direção Sudoeste do país tendo efeitos sentidos no litoral sul dos estados da Bahia e também do Espírito Santo até a próxima terça-feira (26). Já na manhã deste domingo, os primeiros ventos foram percebidos chegando a uma velocidade de 65 km/h no ES.

A notícia dada até este último sábado era que isso ainda fosse uma depressão tropical. Essa tempestade foi chamada de Iba, que em tupi-guarani quem dizer “ruim”.

Os efeitos dessa tempestade será sentida ainda mais em alto-mar, devido a chuva intensa que ela carregará. Nos estados supra mencionados são esperados ventos de até 87 km/h em alto-mar e 61 km/h próximo da costa durante todo o tempo em que o ciclone estiver em atuação.

Também foram informadas quais as previsões da altura das ondas, segundo dados divulgados pelos órgãos, espera-se que as ondas nas costas dos estados atinjam de 3 a 5 metros de altura. É válido dizer que os passeis turísticos em escunas na Baía de Todos os Santos, em Salvador, já estão suspensas desde o início da manhã deste domingo.