Alerta! Ciclone está se aproximando do Brasil e ondas podem chegar a 5 metros

PUBLICIDADE

No final da tarde deste domingo (24), o ciclone que está se aproximando da costa brasileira foi reclassificado para tempestade tropical, mas as ondas podem chegar a 5 metros em alto-mar, por isso os pescadores não devem usar embarcações até que o clima melhore.

Os ventos em alto-mar poderá complicar a situação no estado do Espírito Santo e também no litoral sul da Bahia. A Marinha do Brasil informou que o fato do ciclone ter sido reclassificado para tempestade tropical não significa que o alerta passou, muito pelo contrário, as pessoas precisam continuar seguindo as orientações já divulgadas.

A Marinha, através do CHM – Centro de Hidrografia, continua fazendo o monitoramento do fenômeno natural e conta ainda com a importante ajuda do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia e o CPTEC/INPE – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

Por volta da 9 horas de hoje, os ventos provocados pela depressão tropical chegaram a 65 km/h. Como os ventos estão com velocidade abaixo do esperado, então foi feita a reclassificação para tempestade tropical. A tempestade está indo na direção sudoeste e em breve o litoral sul baiano e também o Espírito Santo já estarão sentindo os efeitos.

No momento a posição geográfica do ciclone é 18.5ºS 036ºW, em alto-mar. Ainda segundo a Marinha, as ondas poderão atingir 5 metros em alto-mar e existe uma grande possibilidade de ressaca, que poderá atingir a costa entre Vitória, no Espírito Santo e Caravelas, na Bahia, já nesta segunda-feira (25).

Felizmente, o tempo ficará mais severo em alto-mar, por isso os navegante deverão ficar atento às previsões e evitar qualquer atividade ligada à pesca.

No site da Marinha estão todas as informações para quem precisa enfrentar o mar a trabalho. Para segurança dos pescadores, o melhor a ser feito no momento é aguardar que as ondas se acalmem.