Barragem em Barão de Cocais pode romper e atingir 6 mil pessoas; aulas estão suspensas

PUBLICIDADE

Em Barão de Cocais, Minas Gerais, a Defesa Civil divulgou um mapa mostrando quais as áreas serão atingidas no caso de rompimento de uma barragem da Vale. Este mapa ainda traz os pontos de encontro onde serão abrigadas cerca de 6 mil pessoas.

O medo é que a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco venha a romper a qualquer momento, as sirenes já foram acionadas nos últimos dias, deixando a população em pânico.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, são 6.054 moradores em Barão de Cocais que precisarão deixar suas casas no caso de haver um rompimento da barragem e até as cidades de São Gonçalo e Rio Abaixo poderão ser atingidas pela lama de rejeitos.

De acordo com os estudos feitos pela Defesa Civil, as pessoas terão 1 hora para deixar suas casas e chegar aos pontos de encontro, onde estarão a salvo. As equipes do Corpo de Bombeiros e também da Polícia Militar estão em alerta para uma emergência, já que a situação no local é crítica.

Foi realizada uma reunião nesta última sexta-feira (22), para que toda população ficasse ciente dos protocolos de segurança a serem adotados no caso de uma urgência, mas ainda será realizado um treinamento nos próximos dias para que ninguém tenha dúvida sobre o que fazer, caso a barragem da Vale venha a romper.

Nesta segunda-feira (25), será feriado em Barão de Cocais para que os moradores possam participar do treinamento de evacuação, as aulas estão suspensas e o comércio não irá abrir.

Desde sexta-feira que a barragem está em nível de alerta 3, o que indica uma ruptura iminente ou em andamento.