5 coisas que os pais dizem e que acabam com a autoestima dos filhos

PUBLICIDADE

Infelizmente, muitos pais não tomam cuidado quando estão conversando com os filhos e com isto acabam dizendo coisas que destroem a autoestima das crianças. Basta uma palavra errada, uma frase mal elaborada para colocar tudo a perder e o estrago pode ser grande na vida do filho.

Confira 5 frases que os pais jamais devem dizer aos filhos

Seja como as outras crianças: os pais nunca podem comparar os filhos com outras crianças, pelo contrário, é preciso valorizar as características de cada um. A criança pode até se fechar, caso se sinta pressionada a comportar como outros meninos ou meninas.

Você não consegue fazer nada: infelizmente esta frase é muito ouvida pelas crianças e isto faz com que elas se sintam inseguras, inclusive depois de adultas. Se as pessoas mais próximas e que ela mais confia, não acreditam no seu potencial, como ela irá fazer? Em quem vai se ancorar? E não basta evitar esta frase, é preciso incentivar a criança a confiar nela mesma.

Tão fácil e você não consegue: se o adulto tem facilidade para fazer algo, não significa que a criança também terá. Se o filho não consegue andar de bicicleta, nadar, ou fazer qualquer outra coisa, ele precisa de alguém paciente, pronto para ajudá-lo.

Eu faço para você: os pais nunca devem fazer as coisas para o filho, pois assim ele não aprenderá nada, nem ao menos a enfrentar os desafios da vida. Deixe a garotada se virar, quebrar a cabeça, passar raiva e ver que certas coisas dão mais trabalho para serem feitas.

Você é burro: quando os pais estão nervosos, acabam dizendo coisas que ficarão marcadas na vida dos filhos para sempre. Dizer que a criança é burra, pode ter um peso muito maior do que se imagina, isto jamais deve ser dito.