Vídeo: saiba como se forma um ciclone como este que chegará ao Brasil nesta segunda-feira

PUBLICIDADE

Ciclone é um fenômeno atmosférico que sempre gera grande preocupação, já que os ventos vão girando em sentido circular e causa grande destruição por onde passa. Uma curiosidade é que no hemisfério norte, o vento do ciclone gira no sentido anti-horário e no sul, no sentido horário.

O ciclone que está se aproximando da costa brasileira deverá trazer ventos de quase 100 km/h, mas há casos em que chegam a mais de 200 km/h e quase sempre é acompanhado de temporais. Este fenômeno surge quando o ar quente se eleva e as nuvens se formam rapidamente.

Em regiões de clima tropical e equatorial os ciclones surgem com maior frequência, assim como nas áreas do oceano onde as águas estão mais quentes. Outra curiosidade é que os especialistas chamam de furacão o ciclone que se forma no oceano Atlântico, mas quando surge no oceano Pacífico, então é chamado de tufão.

Veja quais são as categorias de um ciclone:

  • Categoria 1 – intensidade mínima: ventos com velocidade entre 100 Km/h e 152 Km/h.
  • Categoria 2 – intensidade moderada: ventos com velocidade entre 153 Km/h e 176 Km/h.
  • Categoria 3 – intensidade forte: ventos com velocidade entre 177 Km/h e 208 Km/h.
  • Categoria 4 – intensidade extrema: ventos com velocidade entre 209 Km/h e 248 Km/h.
  • Categoria 5 – intensidade catastrófica: ventos com velocidade superior a 249 Km/h.

O ciclone que se aproxima da costa brasileira poderá atingir os estados do Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, com ventos de até 100 km/h, ou seja, é de categoria mínima, mesmo assim a população já está em alerta.