Loja coloca manequins ‘sem depilação’ na vitrine e causa polêmica entre os consumidores

PUBLICIDADE

O que você faria se estivesse passando na frente de uma loja e percebesse que os manequins colocados na vitrine estão com as partes íntimas ‘sem depilação’. Certamente seria um grande susto, afinal, estes bonecos servem apenas para exibir as roupas comercializadas no estabelecimento, mas uma loja resolveu ir além e questionar os consumidores sobre os padrões de beleza que são impostos pela sociedade.

As mulheres estão sempre sendo pressionadas a seguirem uma regra imposta pela sociedade, pela mídia, por um padrão pré-estabelecido de beleza, mas estes manequins estão sendo usados justamente para questionar tudo isso.

A mensagem foi direta, chocou as pessoas que passavam pelo local e claro, dividiu opiniões. Algumas pessoas gostaram da ideia, outras acharam um verdadeiro absurdo. As reações foram as mais diversas, alguns pararam para fotografar, outros riram e teve até quem simplesmente virou a cara.

A campanha foi uma ideia da American Apparel, uma loja de roupa baseada em três princípios: oferecer produtos de fabricação ética, abrir as fábricas para visitantes e cumprir rigorosamente todas as normas relacionadas a segurança, higiene e salários.

Para esta empresa não há preconceito na criação de roupas, todas as ideias são válidas, pois reconhece que cada pessoa tem seu próprio estilo e gosto. Outra preocupação da empresa é valorizar a beleza de cada pessoa, mostrando que cada um é de um jeito e que as diferenças devem ser valorizadas, ao invés de tentar criar um padrão.

“Não somos politicamente corretos, mas temos boa ética”, é o slogan da empresa que é elogiada por uns e criticada por outros. Seja como for, o objetivo foi cumprido e a campanha fez muita gente parar diante do manequim e pensar um pouco sobre os padrões que a sociedade tenta impor para as mulheres seguirem.