Ministro comete gafe ao anunciar militarização da Escola Raul Brasil após ataque em Suzano

PUBLICIDADE

Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, declarou que estaria avaliando a possibilidade de se militarizar a Escola Estadual Professor Raul Brasil, palco da tragédia ocorrida em Suzano, São Paulo, no último dia 13 de março.

Por meio de suas redes sociais, ele declarou que o governo federal faria o pagamento antecipado da verba chamada PDDE, Programa Dinheiro Direto na Escola.

Segundo ele, a ação seria um alento para a comunidade local, diante do massacre ocorrido. Na mesma mensagem, ele informou que se encontrará com Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano, a fim de conversarem acerca da possibilidade de se adotar o modelo cívico-militar naquela escola.

Entretanto, Ricardo Vélez Rodríguez esqueceu-se de um detalhe: a instituição de ensino não é ligada ao município, mas sim ao governo do estado de São Paulo.

A secretaria de Educação não foi procurada pelo Ministério da Educação, e já teria sinalizado recusa diante da ideia de adoção do modelo militar em sua rede de ensino, descartando integralmente a ação na Escola Estadual Professor Raul Brasil.

Diante deste impasse, tal mudança permanece no plano das ideias, não havendo ainda certeza sobre a viabilidade da mudança estrutural da instituição, a qual depende de outros fatores burocráticos além do desejo do ministro.

A ideia de se militarizar as escolas pelo país é uma das diretrizes educacionais propostas pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), sendo inclusive já apresentadas ao longo da campanha eleitoral de 2018 como uma das bandeiras levantadas pelo então candidato.