Fígado gordo: esses são os 12 principais sintomas que precisam ser observados

PUBLICIDADE

Fígado gordo é o nome que se dá quando acumula gordura em suas células. Esse problema é identificado como uma patologia, ou seja, uma doença que na medicina se chama esteatose hepática. É bem comum e 1 a cada 5 pessoas sofrem desse problema sem saber.

Ela afeta adultos e crianças, não escolhe idade e nem etnia, é mais comum nos homens e geralmente tende a ser muito silenciosa, pois seus sintomas passam despercebidos.

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano. Ele é responsável por várias funções no organismo. Na digestão, absorve os nutrientes, é também responsável pela limpeza das toxinas, atua na regulação da coagulação sanguínea, armazena e libera a glicose; e também armazena as vitaminas e minerais, como:  vitaminas A, B12, D, E e K, além do ferro e o cobre.

A doença do fígado gordo pode ser provocada pelo excesso de álcool no sangue. O consumo contínuo e exagerado de bebidas alcoólicas estimulam o desenvolvimento da cirrose hepática. Essa mesma doença, também pode ocorrer em pessoas que não consumem álcool, que é o caso daquelas que sofrem de obesidade, são diabéticas e apresentam problemas de colesterol e triglicerídeos. 

12 sintomas da doenças

Dores no estômago, vomito e náuseas. Embora sejam sintomas bem comuns e podem ser confundidos com uma gravidez ou intoxicação alimentar, eles indicam que há algo errado no organismo. Principalmente que esteja ligado a digestão e ao fígado. Esse desconforto ocorre quando o fígado está sobrecarregado e não consegue trabalhar corretamente.

Coloração da urina. A alteração da cor da urina é um sinal muito importante e que deve ser observada com frequência. Uma urina que apresente cores laranja, amarelada ou castanha, é sinal de algo está errado com o fígado.

Má digestão. O fígado é também responsável por controlar a bile no corpo. Quando esse órgão está comprometido ou doente, os níveis biliares aumentam de forma descontrolada provocando então, diarreia e má indigestão. Pode ocorrer também dos níveis biliares ficarem abaixo da média e provocar intolerância a alimentos gordurosos.

Diarreia, constipação e sangramento intestinal. Como já citado, esse órgão é responsável pelo equilíbrio da coagulação sanguínea, quando ele está doente, não consegue executar essa função de forma correta, provocando sangramentos. 

Dor abdominal e alterações. Quando o órgão está comprometido com a doença, a região abdominal fica inchada e dolorida. Pode ainda provocar cólicas, cãibras no ventre e outros. 

Retenção de líquido. Inchaço nas pernas, tornozelos e pés, é sinal de retenção de líquido, o que significa que o fígado está sobrecarregado e não executa a eliminação das toxinas. 

Coceira na pele. Quando o fígado está doente, um dos primeiros sintomas é a coceira e escamação da pele, o único modo de resolver esse problema é tratando a doença do fígado gordo. 

Alteração das fezes. Quando um fígado está doente e gordo, a primeira coisa a observar é se as fezes estão amareladas e cinzentas.

Perda de apetite. A perda do apetite também pode estar ligada a perda da bile no corpo, pois ela também é responsável pela digestão dos lipídeos, e quando não ocorre a digestão correta, pode ocorrer a perda do apetite. Esse é um sinal de alerta importante. 

Ictericia. Esse é um dos sinais mais claros de que o fígado está doente. Também é o sintoma mais comum, a pessoa fica com olhos, pele e língua amarelados. Nesses casos, recomenda-se consultar o médico rapidamente, por que esse problema acarreta outros mais complexos envolvendo o pâncreas e vesícula biliar. 

Desequilíbrio hormonal. Quando o organismo demonstra um desequilíbrio hormonal é um sinal de alerta que o fígado está doente. O excesso de gordura nas células acarreta esse descontrole de hormônios no organismo podendo gerar outros problemas.

Fadiga e fraqueza. Cansaço excessivo é uma das demonstrações que o fígado está completamente comprometido, seja de toxinas, seja de gorduras. Quando o fígado deixa de executar corretamente suas funções, todos os demais órgãos do corpo, sofrem diretamente as consequências.